Crônicas do Desenvolvedor: Monstros envolventes

Crônicas do Desenvolvedor: Monstros envolventes

Olá, aqui é Joe Shely.

Eu sou um dos designers da equipe de Diablo III que trabalha em sistemas de jogo e conteúdo do tipo Fendas Maiores. Uma das minhas responsabilidades é garantir que os monstros que você enfrenta sejam divertidos e envolventes. Hoje, eu vou responder a uma pergunta sobre monstros de fenda.

Lacuni na minha Fenda Zumbi?

Progredir em uma fenda é encarar o inesperado. Zumbis são lentos e previsíveis, então enfrentar um grupo de zumbis vai ser mais ou menos a mesma coisa que enfrentar outro. Nós adicionamos monstros envolventes como o Lacuni ou o Súcubo para mudar a dinâmica da luta.

O que é considerado "envolvente"?

Um monstro envolvente tem a capacidade de afetar o seu comportamento. Vamos observar a Súcubo por um instante. O ataque primário dele, Estrela de Sangue, é um projétil teleguiado razoavelmente lento. Ao se aventurar por Fendas Maiores, é melhor procurar não ser atingido por esse projétil. Uma boa opção é tomar providências para evitá-lo, como sair do caminho logo antes de ele chegar até você ou atordoar o Súcubo quando vir o lançamento dele.

Nós gostamos de monstros envolventes. Eles deixam o jogo mais interessante, pois oferecem oportunidades para as habilidades e os poderes lendários do seu personagem brilharem. É muito gratificante usar Golpe Ciclone para puxar vários Súcubos e lançar um Clarão Cegante em todos eles antes que possam lançar Estrela de Sangue.

Claro, quando está jogando em um nível de dificuldade fácil para o seu personagem, você talvez nem se preocupe com o Súcubo. Tudo bem, também.

Coisas boas em excesso

Imagine visitar uma área e descobrir que ela está repleta de Xamãs do Clã da Lua, Exorcistas, Caçadoras Lacuni, Feiticeiros do Clã Sangrento e Súcubos. Uma bela bagunça, não é? Embora juntemos monstros de áreas diferentes em Fendas Maiores, nós escolhemos cuidadosamente quais você verá juntos. Uma boa mistura de monstros oferece algumas coisas a evitar, uma boa quantidade de atacantes básicos e um pouco de tempero na forma de um grande pancadeiro ou de um monstro com movimentação incomum.

É como uma sopa de monstros. Lacuni demais na sopa estraga o sabor.

Hmm, delicioso.

Além disso, embora a habilidade característica de um monstro possa torná-lo empolgante de enfrentar, às vezes ela pode passar do ponto e se ficar frustrante. Quando Reaper of Souls foi lançado, a armadura do Vorazgo Primordial só quebrava depois que você tirava uma parte significativa da vida dele, mas somente certos tipos de ataques conseguiam passar pela armadura para causar dano. Essa mecânica não foi comunicada de forma clara, e algumas classes tinham problemas para causar o tipo certo de dano para quebrá-la. Isso não deixou o monstro envolvente, já que não era claro o que era necessário fazer, e como. Então, no patch 2.3.0, mudamos a armadura para que quebrasse após levar cinco golpes. Como ela se rompe com mais regularidade, agora você pode se concentrar em encher o Vorazgo de dano após ela quebrar.

Estamos sempre buscando casos em que podemos deixar um monstro mais divertido e satisfatório de matar e, ao mesmo tempo, manter o jogo envolvente, e sempre levamos isso em conta quando criamos novos monstros.