RAM com overclock, danificada ou encaixada incorretamente pode causar crashes, bloqueios e problemas de desempenh no jogo, bem como FPS baixos. Se tiver com estes problemas, tente os testes em baixo para diagnosticar problemas de RAM.

Se forem encontrados problemas com a RAM do computador, talvez seja necessário levar o computador a um especialista em reparos para que o problema de hardware seja resolvido.

O Windows inclui uma Ferramenta de Diagnóstico de Memória (RAM) que executa uma análise da memória física do computador e ajuda a identificar possíveis erros. O uso desta ferramenta requer uma reinicialização. Certifique-se de salvar todos os documentos abertos.

  1. Prima as teclas Windows + R
  2. Nas janelas Executar, digite mdsched.exe e carregue no Enter
  3. Clique em Reiniciar agora e verificar se existem problemas (recomendado)
    Nota: Anote os passos 4 a 8 antes de continuar. O computador será reiniciado e não poderá usar o rato na Ferramenta de diagnóstico de memória.

O seu computador será reinicializado na Ferramenta de diagnóstico de memória e executará um teste básico de memória.

  1. Pressione F1 para parar o teste básico e entrar no ecrã Opções
  2. Use a seta para baixo para selecionar Extended (Estendido)
  3. Prima F10
  4. Quando a Ferramenta de diagnóstico de memória for concluída, anote os erros reportados
  5. Carregue no Esc para sair da ferramenta e iniciar o Windows
O Apple Diagnostics Test (Teste de diagnóstico da Apple) permite que teste o hardware do computador por problemas. Depois de terminar de executar o teste, anote todos os códigos de referência que receber. Uma lista de códigos potenciais pode ser encontrada no guia Apple Diagnostics Reference Codes (Códigos de referência do Apple Diagnostics).